Administração de Condomínio
Responsabilidade
A administradora de condomínios é uma empresa especializada em dar suporte na administração condominial. Em geral, a prestadora de serviços é contratada para gerenciar a parte administrativa, jurídica, contábil e de recursos humanos do empreendimento.
Algumas das funções exercidas por uma administradora de condomínio são:
-
Gerenciar contas a pagar;
-
Emissão de boletos para pagamentos da taxa condominial, fundo de reserva e multas;
-
Fazer a gestão tributária do condomínio;
-
Organizar e alocar arquivos e documentos do condomínio;
-
Elaborar a previsão orçamentária e os demonstrativos de receitas e despesas do condomínio;
-
Dar suporte na prestação de contas anual;
-
Prestar assessoria jurídica;
-
Atender dúvidas e solicitações dos condôminos;
-
Manejar a folha de pagamento dos funcionários;
-
Redigir cartas, circulares, editais de convocação e atas;
-
Realizar cobranças e gerenciar a inadimplência do condomínio.
Objetivo da Administração de Condomínios
O principal objetivo de uma empresa de administração é suprir as demandas administrativas e burocráticas de um condomínio. Para tanto, é dado auxílio e orientação ao síndico na realização de demandas que influenciam diretamente na gestão do empreendimento. Em síntese, a administradora serve para colaborar com os trabalhos do síndico, sendo também elas.:
-
Elaboração da folha de pagamento dos funcionários;
-
Emissão de boletos de pagamento da taxa condominial;
-
Organização da pasta de prestação de contas;
-
Realização do demonstrativo de receitas e despesas de condomínio;
-
Assessoria antes e depois de reuniões de assembleia geral;
-
Gerenciamento dos encargos previdenciários mensais;
-
Gerenciamento do fundo de reserva e do fundo de obras;
-
Cuidar das contas ordinárias do condomínio;
-
Além disso, a administração é responsável por manejar a conta pool, quando houver.